Liberada a nova versão do WooCommerce

A esperada versão 3.0 do WooCommerce foi finalmente liberada. Quem vinha utilizando as versões anteriores deve ter recebido as mensagens de aviso deste lançamento, ocorrido no dia 4 de abril.

Segundo os criadores do recurso, esta é a maior atualização já feita no plugin para lojas virtuais desde sua criação e inclui avanços significativos para os sites acessados via tablets e celulares (layouts responsivos).

Apelidada de “Borboleta Biônica” (Bionic Butterfly), a versão 3.0 traz, entre muitas outras, as seguintes novidades:

As classes CRUD (create, read, update, delete) nesta nova versão representam uma mudança fundamental na forma como trabalhamos com objetos de dados no núcleo (produtos, ordens, cupons, clientes, etc).

Tradicionalmente no WordPress quando se trabalha com, por exemplo, postagens, você pode atualizar / obter / criar qualquer meta dados que quiser e da maneira que quiser, diretamente no banco de dados. A nova abordagem CRUD introduz uma outra camada entre o banco de dados e seu código que adiciona estrutura, validação e controle.

Imagine, por exemplo, que você tem um produto e este produto tem um preço. Com a velha maneira, se você quisesse atualizar o preço deste produto você:

  • Precisa saber onde esse preço está armazenado (meta-chave);
  • Precisa saber em que formato os dados são armazenados (string? 2 casas decimais?);
  • Precisa saber como atualizar esses dados (-> update_post_meta).

Com o CRUD, você tem uma lista de propriedades do produto e define os parâmetros da forma que for necessária, em código. Isto é, agora onde isso é armazenado não é mais sua preocupação e a formatação é tratada para você. Exemplo:

  1. $product = wc_get_product( 1 );
  2. $product->set_regular_price( 10.99 );
  3. $product->save();

Nova galeria de imagens

  • Os visitantes agora têm acesso a ampliação e zoom (lightbox);
  • O comportamento da galeria é mais intuitivo – clicar em uma miniatura atualiza a imagem principal ao invés de abrir uma lightbox;
  • Melhorias dramáticas no handheld, em particular; Toques – deslize para percorrer a galeria, dê uma pitada para zoom, deslize para cima para fechar, etc;
  • Abrir a caixa lightbox no celular agora exibe a imagem em seu tamanho real, maior que a exibição na página.

Houve mudanças que afetam até o sistema de login.

Para produtos variáveis ​​especificamente, foi criada uma  forma diferente de sincronização: os meta-dados de preço superior / inferior não são mais armazenados (não foram usados ​​no núcleo), apenas os preços principais, se a variação tem peso e dimensões diferentes.

As consultas às páginas de produtos e carrinho tiveram alguns parâmetros removidos, o que causou aceleração no acesso a estes.

Foi removido o recurso onde os pedidos antigos obtinham acesso a novos downloads na edição do produto. O looping que (potencialmente) considerava milhares de ordens para fazer uma atualização, foi alterado, atualizando os downloads editados. Agora, mesmo quando um arquivo for editado, isso não impedirá que os compradores o baixem.

Ao invés de enviar e-mails para o administrador e compradores no checkout, foi implementado um evento CRON, atrasando o envio de e-mails, o que acelera o checkout em cerca de 50%.

Enfim, no primeiro contato com o plugin 3.0, tem-se a impressão de que sua utilização ficou mais complicada, inclusive devido às novidades da REST API, que se estende a várias informações dos registros. Digamos que, de fato, há mais complexidade no recurso, o que oferece novos benefícios, como maior interatividade com o usuário final, por isso recomendamos enfaticamente que a nova versão do plugin seja estudada a fundo antes de substituir a que está em uso no seu site.

CESADE

This entry has 0 replies

Comentários não são permitidos.