O que o cliente não vê

A diferença entre os profissionais do CESADE, seus concorrentes e os clientes é, fundamentalmente, a experiência. Nossos profissionais possuem vasta vivência nos mais variados segmentos (indústria, comércio, prestação de serviços, ensino) e conhecem, ou conseguem identificar com certa facilidade durante a fase de levantamento, as necessidades de cada cliente, inclusive aquelas que lhes podem passar despercebidas, exatamente porque aqueles não têm experiência suficiente para avaliar tudo que é possível fazer com a tecnologia disponível. De outro lado, são raros os profissionais que, a despeito de sua eventual aposentadoria, continuam acumulando diariamente novos conhecimentos após meio século de trabalho nos mais diversos ambientes e tiveram o privilégio de acompanhar a evolução da internet desde a sua chegada ao Brasil.

Em geral, para os clientes a criação de um site é um trabalho simples, até porque existem várias plataformas e recursos que agilizam essa tarefa. Na sua percepção – limitada –, os sites se resumem à diagramação de conteúdos distribuídos em páginas virtuais, como antes eram feitos os folhetos, jornais e livros, para impressão. O fato é que os sites podem e devem ser muito mais que isso, inclusive porque, não havendo o devido cuidado, podem ser invadidos e contaminados, e até destruídos. Os sites devem ser ferramentas de apoio e geração de algum retorno extraordinário, para além do que pode ser feito pelos colaboradores da empresa.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

A real

Depois de pronto e publicado, um site exige acompanhamento diário, não apenas para monitorar sua performance, mas também porque a tecnologia é dinâmica, surgem novidades quase diárias, além de ajustes e alterações num grande número de recursos usados para sua construção. É preciso estar atento a essas mudanças para mantê-lo atualizado, assim como é necessário verificar se seu conteúdo não se tornou, ainda que em parte, obsoleto.

O monitoramento ajuda a identificar as origens das visitas recebidas, os dispositivos mais utilizados, o tempo de permanência em cada página, e isso permite que sejam feitos os ajustes necessários para garantir ou aumentar a audiência.

Paralelamente, as caixas de e-mail merecem igual atenção. É preciso observar sua capacidade de armazenamento, a forma como vêm sendo usadas e a necessidade de manutenção dos endereços (desligamentos pedem a exclusão de endereços; novas contratações pedem a criação de endereços ainda inexistentes). Deve ser evitado o uso de e-mails profissionais para fins pessoais, como a inscrição do usuário em sites de terceiros (publicidade excessiva), troca de mensagens com anexos e outros.

Em suma, o trabalho não acaba com a publicação do site, ele continua ao longo de toda a sua existência, e é fundamental a participação de seu proprietário em todas as fases, desde a construção inicial até sua mais recente atualização.

Isto foi útil para você?

SIM NÃO
×

Como podemos melhorar isto?

×

Apreciaremos sua avaliação!

Sua opinião nos ajudará a melhorar este site. Quanto mais você participa, mais poderemos melhorar.

Siga-nos na rede social:

Facebook Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *