O segredo dos sites de sucesso

Não é raro que alguns proprietários de sites se sintam desanimados com os resultados alcançados na internet e acabem abandonando sua intenção de marcar suas presenças na rede mundial. O fato é que essa frustração costuma ser atribuída à própria internet, às ferramentas de busca e, muitas vezes, ao profissional responsável pelo trabalho que foi feito, quando, na verdade, as causas do mau desempenho são criadas por eles mesmos, seja pelo desejo de economizar, contratando alguém inexperiente ou tentando poupar na aquisição ou desenvolvimento dos recursos recomendados, seja por falta de comprometimento, dedicação ou interesse.

Para ilustrar de maneira simples esse cenário, comparamos dois carros conhecidos – o Fusca e o Jaguar – que, embora possuam constituições semelhantes (lataria, bancos, volante, motor, rodas, pneus, etc), são muito diferentes em design, conforto, performance e, evidentemente, nos preços.

Qualquer pessoa pode construir um site. Há ferramentas que ajudam os leigos a fazerem isso, porém, com recursos limitados. O resultado visual pode até ser agradável, embora seja recomendável o domínio de ferramentas de tratamento de imagens, mas mesmo sem elas, o resultado pode ser “satisfatório”. Em termos.

Ainda fazendo comparações, imagine dois homens com o mesmo nível social, um deles vestindo um terno comprado num magazine popular e o outro usando um modelo Giorgio Armani, ou uma mulher portando uma bolsa da marca Prada ao lado de uma amiga com uma bolsa de napa. Quais deles seriam mais notados?

Por trás do sucesso há sempre algum investimento

Graças às ferramentas atuais, montar um site é a parte mais simples. São definidas as páginas, os textos e imagens que serão agregados, depois sua distribuição. Isso feito, o menu pode até ser criado automaticamente. A escolha das fotos, seu redimensionamento e ajustes, a escolha das cores predominantes, do tipo e tamanho das fontes, são detalhes que ajudam a criar um visual agradável e implicam investimento de tempo, mas nada disso atrairá visitantes. O que faz isso são os recursos que não vemos.

Divulgação

Uma das maneiras mais eficientes de tornar um site conhecido é através de campanhas pagas de publicidade e a vinculação das redes sociais com o site. Entretanto, a otimização para os motores de busca (Search Engine Optimization – SEO) é fundamental, bem como a atualização regular dos conteúdos e o monitoramento do site. Se possível, é vantajoso conseguir que outros sites mantenham links para o seu.

A otimização é uma tarefa trabalhosa, exige monitoramento e esconde alguns truques que podem favorecer o reconhecimento das ferramentas de busca. Ainda assim, devido ao número de sites concorrentes, os resultados podem demorar, por isso os contratos para essa tarefa costumam ser de pelo menos um ano.

Existem ferramentas que auxiliam, e muito, o monitoramento de redes sociais, permitindo, inclusive, o agendamento de publicações. Seus custos podem variar de USD 19 a USD 1,159 por mês, dependendo do número de usuários e recursos desejados.

Segurança

 

A segurança do site é importantíssima, mas nem todos os webdesigners levam isso em conta, limitando-se a montar o site.

Independentemente do tamanho, um ataque cibernético bem-sucedido pode causar muitas dores de cabeça. Quando uma empresa contrata um serviço de tecnologia da informação (TI), ela, muitas vezes, não tem noção de quais procedimentos de segurança a contratada adota. Porém, a vulnerabilidade é compartilhada em todas as instâncias. Por isso, é muito importante que as empresas de TI sigam normas, procedimentos e padrões de segurança internacionais e, principalmente, contem com sistemas que permitam diminuir o risco e manter os protocolos de segurança em níveis extraordinários.

As ferramentas de busca

O sucesso do Google como ferramenta de busca é de conhecimento de todos, mas convém mostrar sua distância em relação às demais que todas juntas não somam 10% da preferência dos internautas.

Em celulares, 90,23% das pesquisas são feitas através do Google, por isso a disputa pelos primeiros lugares nos resultados é acirrada, sendo necessário muito conhecimento e trabalho para conquistá-las.

Curiosidades

O NAVER (naver.com) é um navegador coreano. O DuckDuckGo (duckduckgo.com) oferece privacidade nas pesquisas, bloqueando rastreadores e aplicando criptografia.

Entre os sites mais procurados no mundo destacam-se as ferramentas de pesquisa, as redes sociais e aplicativos de comunicação, além de um site de compras (amazon.com) e pelo menos três sites de conteúdo adulto. É praticamente impossível tomar o lugar de qualquer deles.
O Baidu é chinês; o Yandex é russo.

Uso de dispositivos
Na maior parte dos países da América do Sul a plataforma mais usada é a de dispositivos portáteis, especiamente celulares, exceto na Argentina, onde 53,16% da população dá preferência para computadores.

Isto foi útil para você?

SIM NÃO
×

Como podemos melhorar isto?

×

Apreciaremos sua avaliação!

Sua opinião nos ajudará a melhorar este site. Quanto mais você participa, mais poderemos melhorar.

Siga-nos na rede social:

Facebook Pinterest

Acesse para Comentar.