A responsabilidade do cliente

Estudo de caso: uma loja virtual

Uma determinada loja recentemente inaugurada nos procurou com o intuito de contratar a construção de uma loja virtual. Seu estoque era variado e possuía grandes quantidades de itens de diversas marcas e modelos.

Em nosso contrato explicitamos as responsabilidades do contratante, prevendo um treinamento para seus colaboradores, para ajudarem a administrar a loja virtual. Uma loja virtual é mais uma loja além da loja física, e deve receber igual atenção, pois envolve uma política de preços, controle de estoques, emissão de notas fiscais, logística e atendimento imediato (ou quase) ao cliente, assegurando facilidade de contato.

Havia, porém, algumas peculiaridades que desconhecíamos. A loja não fazia entregas, o cliente deveria retirar qualquer item que comprasse, desde um abajur até uma geladeira de porta dupla ou um guarda-roupas, o que anulava totalmente algumas das principais funções do site: 1) a ampliação do alcance – do mercado local para o mundo, ou ao menos para todo o Brasil; 2) a oferta de preços reduzidos, uma vez que não incidem custos de instalação física, consumo de água, energia elétrica, impostos municipais, e nem mesmo comissões de venda sobre as operações por meio virtual. E não era só isso. Dos cinco empregados existentes, nenhum poderia cuidar da loja virtual, pois o tempo era ocupado com o atendimento presencial e providências internas.

A descoberta

Uma loja virtual exige dedicação exclusiva, de preferência a cargo de alguém com experiência na administração de lojas virtuais, conhecimento de internet, domínio da ferramenta e comprometimento.

No caso em questão, o investimento na construção do site foi um desperdício, na verdade gerou um enorme prejuízo, pois sua avaliação pelos usuários foi péssima, afetando a imagem da loja física, que acabou falindo.

Diante do resultado, o contratante ficou frustrado, culpando os profissionais que foram incumbidos de realizar o trabalho. Entretanto, isso só aconteceu porque, por economia, ele se recusou a contratar uma pessoa para cuidar da loja virtual, sem levar em conta o quanto poderia aumentar seu faturamento se tudo fosse feito como deveria.

Outros casos

É muito comum as pessoas imaginarem seu possível sucesso com o uso de blogs e sites, acreditando que eles aparecerão, por mágica, diante dos olhos de todos os internautas. Isso não acontece! Depende de um trabalho profissional de média ou longa duração, implica monitoramento de performance constante, ajustes regulares, pesquisas, comparações com sites concorrentes, uso de ferramentas e recursos especiais, e por isso não é barato. Isso explica porque boa parte dos sites deixa de existir nos primeiros três meses a contar de sua publicação.

Se você está pensando em ter um site, blog, loja virtual ou portal, envie-nos uma mensagem ou nos chame pelo WhatsApp clicando no botão na base e à direita desta tela antes de começar. Isso evitará frustrações e prejuízos. Sugerimos, ainda, que você responda ao questionário na página “Você está preparado para ter um site?

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