Como aumentar o tráfego do seu site

A maioria das pessoas que possuem um site ou blog na internet sonha em ver seu endereço entre os primeiros resultados das ferramentas de busca e alcançar um número expressivo de visitas, e quase todas acreditam que isso é feito num passe de mágica, da noite para o dia. Esta, entretanto, não é a realidade. Alcançar esses objetivos depende de uma lista de providências que, geralmente, são realizadas por um profissional. Mas, veja o que você pode fazer, ou pedir para que seja feito:

Apenas sonhar com isto não traz resultados, é preciso agir.

Conteúdo é tudo

  • Escreva manchetes atraentes.
  • Crie um conteúdo excelente – escolha um nome para o blog como uma fonte de artigos informativos, que pareça útil, engraçado, divertido, ou inspirador.
  • Redija postagens mais longas – expanda o seu conteúdo, preencha seus posts e crie conteúdo verdadeiramente significante.
  • Escreva mensagens curtas – siga o exemplo de Seth Godin com mensagens curtas, mas doces.
  • Alimente o site com mais freqüência – quanto mais conteúdo que você pode produzir, melhor.
  • Dê ao blog ou site uma programação consistente para que seus leitores saibam quando esperar novos conteúdos.
  • Faça uma lista de postagens do blog – isto provoca mais tráfego do que qualquer outro tipo de postagem.
  • Escreva sobre notícias atuais e assuntos que sejam de interesse.
  • Escreva sobre as tendências no Twitter.
  • Pesquise fóruns do seu nicho para ver o que as pessoas estão falando e escreva artigos sobre isso.
  • Pergunte aos seus leitores sobre o que eles gostariam que você escrevesse.
  • Escreva sobre algo controverso para provocar um debate.
  • Use técnicas de ligação como isca para promover o compartilhamento maciço.
  • Explore suas análises, descubra qual é o seu conteúdo mais popular e escreva mais sobre isso.
  • Entreviste pessoas influentes em seu nicho / tipo de negócio.
  • Crie uma lista dos “melhores blogs” e deixe que outros blogueiros saibam que você a publicou – um pouco de bajulação pode trazer alguns benefícios.

Enriqueça o site/blog com multimídia

  • Use fotos e gráficos atraente para chamar a atenção. Imagens distorcidas são evidência de amadorismo.
  • Crie gráficos no Pinterest – que sejam amigáveis, com texto ou legenda de imagens para incentivar as pessoas a fixar as suas mensagens.
  • Crie um infográfico interessante e compartilhe-o com todos que você puder.
  • Inclua vídeos no YouTube e Vimeo e certifique-se de colocar lá um link para o seu site.
  • Se seu site for sobre música, produza um podcast e distribua-o através do iTunes.
  • Converta alguns dos seus conteúdos em uma apresentação e envie-a para o SlideShare.
  • Promova ou participe de um webinar.
  • Transcreva seus vídeos e webinars para um conteúdo extra.

Preocupe-se com o social

  • Crie uma página para seu site/blog no Facebook. Use-o para se comunicar com seus leitores e publique uma notificação cada vez que você incluir um novo artigo no blog. Isso pode ser feito de forma automática.
  • Twíte sobre todas as suas novas publicações.
  • Publique um link para as novidades do seu site/blog em sua página do Google+.
  • Use um software de programação de mídia social como recurso para publicar automaticamente nas redes sociais seus melhores momentos do dia.
  • Republique nas redes sociais links Link para seus antigos artigos.
  • Junte-se a um painel colaborativo do Pinterest e aproveite a audiência de outros blogueiros que alimentam o painel.
  • Regularmente, publique no Pinterest imagens de outros sites. Quanto mais você fizer isso, mais você vai atrair a atenção dos seguidores do Pinterest. Lembre-se de dar o endereço do seu blog no seu perfil!
  • Crie um blog no Tumblr e adicione conteúdo relacionado ao seu nicho, bem como republicações de seu próprio site.
  • Configure uma conta no Instagram e avise seus seguidores quando você publicar um novo artigo.
  • Participe de outros blogs com comentários úteis e perspicazes.
  • Ligue-se generosamente a outros blogueiros.
  • Compartilhe mensagens de outras pessoas no Facebook e repasse os tweets úteis aos seus leitores.
  • Estenda a mão para outros blogueiros através do seu blog, por e-mail ou em mídias sociais – construa relacionamentos.
  • Siga no Twitter todos os seguidores de outros blogueiros influentes em seu nicho.
  • Inclua botões de compartilhamento social em todas as suas publicações.
  • Troque links na barra lateral e botões com outros sites.
  • Inclua citações ​​em seu conteúdo; você pode usar o recurso Clicktotweet para incentivar o compartilhamento no Twitter.
  • Encoraje a participação dos visitantes em seu blog terminando suas postagens com uma pergunta.
  • Link para todas as suas postagens com StumbleUpon (serviço social de bookmarks).
  • Adicione alguns dos usuários que o Twitter recomenda que você siga todos os dias – uma parte deles vai segui-lo de volta.
  • Responda todos os comentários e e-mails – mostre aos seus leitores que você está interessado no que eles têm a dizer.
  • Participe de grupos do Facebook e de comunidades a fim de compartilhar conhecimentos e ajudar a promover o conteúdo de cada um.
  • Crie um perfil no LinkedIn com um link para o seu blog e contribua em grupos e discussões do seu segmento de atuação.
  • Submeta seus melhores posts para Digg e Reddit *.
  • Adicione seus blogs favoritos no seu blogroll.
  • Peça aos seus amigos para incluir um link para seu site/blog no deles.
  • Colabore com outros blogueiros para produzir e compartilhar conteúdo.

Sua participação deve ser multidirecional

  • Publique como convidado em outros blogs – tente publicar pelo menos um novo artigo a cada semana.
  • Inclua um link para seu site ou blog em todos os seus perfis on-line.
  • Crie um blog gratuito relacionado ao seu nicho com conteúdo complementar no Blogger, LiveJournal, Typepad etc. e adicione uma referência para o seu site/blog principal.
  • Convide outras pessoas para publicar em seu blog – elas enviarão tráfego daqueles que as seguem.
  • Coloque seu blog no maior número de diretórios de blogs que você puder encontrar.
  • Faça entrevistas para outros blogs.
  • Inclua o endereço do seu site ou blog em sua assinatura de e-mail.
  • Publique informações úteis em fóruns relacionados ao seu segmento e inclua o endereço do seu site/blog em sua assinatura.
  • Publique artigos úteis em sites como Hubpages e Squidoo com links para seu blog *.
  • Submeta artigos ao Ezine e sites similares. Se o artigo for republicado em outro blog que você vai se beneficiar de ligações extras *.
  • Escreva e distribua um comunicado de imprensa com link para o seu site ou blog.
  • Use uma ferramenta como o Open Site Explorer para localizar onde seus concorrentes estão atraindo mais visitantes e copie-os.*
  • Adicione o seu blog no Technorati.*
  • Sindicalize seu blog no site da Amazon Kindle.*

Otimização

  • Interligue suas publicações – link dos novos artigos nas publicações mais antigas e vice-versa.
  • Use um recurso para associar conteúdo relacionado no final de sua publicação.
  • Use ferramentas profissionais de pesquisa para identificar o que muitas pessoas estão procurando.
  • Instale um plugin de SEO, como o All in One SEO, ou o Yoast SEO, e otimize seu site para os motores de busca.
  • Use palavras-chave relevantes em seus nomes de arquivo de imagem e tags.
  • Use palavras-chave no título e subtítulos de seus artigos.
  • Conecte-se (ligue-se) a sites consagrados no seu nicho.
  • Configure a autoria do seu blog no Google.

E-books e itens gratuitos

  • Promova um sorteio ou competição no seu site/blog.
  • Coloque um formulário de assinatura de newsletter em seu site e envie mensagens periódicas aos assinantes.
  • Publique um e-book e ofereça-o gratuitamente no site da Amazon Kindle. Verifique para que seu endereço na web esteja nos primeiros 10% do livro para que ele apareça na amostra.*
  • Escreva um e-book e ofereça uma comissão generosa para encorajar outros a distribuí-lo, publicando, também, um link para seu site.
  • Ofereça um e-curso gratuito ou produto digital e incentivar seus leitores a informar as pessoas sobre isso.

Providências paralelas

  • Inclua o endereço do seu site/blog em seus cartões de visita impressos e distribua-os a todos que encontrar.
  • Participe de conferências e eventos – aproveite para distribuir seus cartões de visita!
  • Apresente-se como orador em conferências e eventos especiais.
  • Fale a seus amigos e familiares sobre seu site/blog e peça a eles para que o ajudem a divulgá-lo.

Outras sugestões

  • Participe de competições no ambiente virtual – seu site/blog será promovido no site que promove a competição e nas mídias sociais de forma gratuita.
  • Responda às perguntas no Yahoo! Respostas e deixe um link para seu site.
  • Execute pings seus posts com uma ferramenta como Pingomatic.*
  • Criar um tema WordPress e incluir um link para seu site no rodapé.
  • Escolha um tema atraente para o seu blog.
  • Comente sobre produtos e compartilhe seu conteúdo com as marcas fabricantes. Eles podem ligar para o seu site a partir de suas contas de mídia social.
  • Peça a um blogueiro experiente para ser seu mentor e comece com ele um estudo de caso sobre como melhorar o seu blog.
  • Envie fotografias gratuitas para sites locais de fotografia, como o Flickr, e peça um link de crédito de volta para o seu site.
  • Inclua no site/blog um link para o seu feed RSS.
  • Inclua links para ler o seu blog via Bloglovin ‘ *
  • Saliente links para seus melhores e mais populares artigos na sua barra lateral.
  • Volte a ler suas postagens antigas e edite-as para atualizá-las e melhorá-las de vez em quando.
  • Otimize seu site para visualização em dispositivos móveis (layout responsivo).
  • Inclua diferentes maneiras de acessar seu conteúdo, como por categoria e data.
  • Inclua uma ferramenta de busca em seu blog.
  • Crie um aplicativo para iPhone ou Android.
  • Seja útil e agradável – ser simpático ajuda a resolver os problemas das pessoas e elas agradecerão enviando tráfego para seu site/blog sem qualquer outro incentivo.


Observe que os itens assinalados com asteriscos ( * ) citam sites estrangeiros e recursos indisponíveis no Brasil. Além dos Estados Unidos, apenas alguns países da Europa, a China e a Índia, principalmente, contam com profissionais preocupados com o desenvolvimento desses recursos, visando benefícios comunitários, enquanto aqui a preocupação maior é com os benefícios pessoais. Pouco se cria, tudo se copia.

Uma vez que você assuma seu site ou blog e cuide dele da maneira como ele deve ser cuidado, a audiência que você deseja ter acabará acontecendo. Não adianta esperar milagres dos outros, é preciso realizá-los. E para alcançá-los é preciso ter um pouco de paciência…

CESADE

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