Embora estejamos vivendo no terceiro milênio, ainda encontramos empresas e profissionais que não se desapegaram dos registros lançados em papel e ainda mantêm um trabalho desnecessário, demorado, custoso e de difícil manutenção. Isto não significa que os tradicionais arquivos de aço tenham se tornado dispensáveis, afinal, graças à burocracia que prevalece no Brasil, faz-se necessário manter alguns documentos impressos por muitos anos. No entanto, todo o processo de negociação, e até o pós-venda, pode ser transformado numa tarefa bem mais simples, organizada e facilmente administrada quando usamos ferramentas mais modernas, como um sistema de gestão de relacionamento com clientes (Customer Relationship Manager, ou CRM), que são encontrados inclusive em versões gratuitas, mas muito satisfatórias, para controle de clientes (realizados e em potencial), equipes, contatos, operações, comunicação, finanças e muito mais.
Se você ou sua empresa ainda não usa um CRM, este artigo foi feito especialmente para você.
O que é um CRM?
CRM (customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português) é um sistema que permite registrar e organizar todos os pontos que um consumidor tem de contatos com o vendedor de uma empresa.
Assim, quando o profissional de vendas entra em contato com um possível cliente, consegue armazenar na ferramenta dados como nome, endereço, telefone, visitas ao site e descrição de cada uma das interações. Dessa forma, dados de clientes, leads e oportunidades ficam reunidos no mesmo lugar.
Muito além de uma lista de contatos, o CRM permite que sua empresa construa um relacionamento duradouro com clientes e ofereça a melhor experiência aos consumidores durante todo o processo de venda.
Além de organizar o dia a dia de trabalho, o CRM também é importante para fazer abordagens mais eficientes. Assim, da próxima vez que tiver que entrar em contato com um cliente ou potencial cliente, o vendedor terá à disposição o histórico de informações trocadas durante todos os contatos anteriores.
Antes difícil e caro de implementar, hoje o CRM está disponível para todas as empresas e profissionais em opções baratas e fáceis de usar.
A quem é recomendado o uso de um CRM?
Recomenda-se o uso de um CRM às empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, e a todos os profissionais – autônomos, liberais ou informais – que comercializem produtos ou ofereçam serviços de qualquer espécie. O sistema será útil para manter cadastros de clientes, fornecedores, parceiros, serviços, contratos e outros, facilitando a associação destes, o controle sobre o que é feito, por quem é feito, quando foi feito, quando deverá ser feito novamente, quanto tempo foi gasto, enfim, reunirá todo o histórico das suas atividades e ajudará a construir um bom planejamento para o futuro.
Opções gratuitas
Selecionamos alguns sistemas com versões gratuitas para comentar suas aplicações: o Streak CRM para G Suite, o Bitrix24 e o Hubspot. Porém, há outros, pagos, como o Pipedrive, o Pipefy, o InfoFlo, o Freshsales e o Monday que oferecem períodos de experiência grátis.
A escolha da melhor opção dependerá de um levantamento da situação atual dos seus registros e de suas necessidades. Todas elas contam com aplicativos que facilitam o acesso às informações por meio de celulares, o que favorece o acompanhamento de todo o fluxo de trabalho a qualquer hora. É como se você “carregasse” seu negócio e toda a sua equipe com você.
Os principais módulos de um CRM são: comunicação (colaboração), incluindo vídeo conferências, rastreamento do tempo de trabalho, automação de tarefas, o CRM propriamente dito, controle de cotações e faturas, vendas, marketing, suporte ao cliente, e até, em alguns deles, criador de sites. E não é só isso. Veja na imagem abaixo o que você pode ter num único sistema:
Os preços da versão paga do Bitrix24 variam de acordo com o número de usuários, funções escolhidas e espaço necessário, e vão do gratuito até R$ 2.000,00 por mês (250 usuários).
O CESADE pode ajudá-lo a definir a melhor escolha para o seu caso e cuidar da implementação e configuração do sistema, do treinamento de sua equipe, além de prestar assessoria no acompanhamento dos resultados. Em caso de interesse, entre em contato conosco.
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