O WordPress é uma plataforma de criação de sites com colaboradores voluntários espalhados por todo o planeta.
Para se ter uma ideia do sucesso dessa plataforma, o WordPress abocanha a impressionante fatia de 61% do mercado de CMS no mundo.
CMS é a sigla para Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdos. Um CMS permite que você crie, organize, publique e apague conteúdos do seu site.
Seus principais concorrentes estão longe de representar algum tipo de incômodo. O Joomla tem uma participação de 5%, o Drupal tem 3,3%, o Magento tem 1,6% e o Blogger tem apenas 1,4%.
Uma característica dessa ferramenta para ser tão popular é que os usuários não precisam de grandes habilidades de codificação para construir um site com ela. É possível estender sua funcionalidade por meio de plug-ins, personalizar sua aparência com um tema (template), criar e publicar conteúdo, adicionar multimídia, definir suas configurações e muito mais, desde que tenham ao menos algum conhecimento das linguagens PHP e JavaScript, além de dominar algum programa de criação e edição de imagens.
A falta de conhecimento técnico pode causar vários problemas. Alguns usuários novatos lutam para proteger seu site, fazer backup de seus dados, personalizar completamente seu tema e redesenhar seu site, sem falar na preocupação com a segurança, velocidade de carregamento do site, coleta de dados de visitantes e outras necessidades que não podem ser desprezadas. Esses são apenas alguns motivos pelos quais os usuários procuram especialistas em WordPress.
O que é um especialista em WordPress?
Um especialista em WordPress é um profissional especializado na infraestrutura e no ecossistema da plataforma WordPress. Eles podem se concentrar em melhorar o próprio software WordPress ou criar novos produtos. Eles também podem trabalhar com clientes para ajudar a criar, personalizar e gerenciar um site WordPress.
O desenvolvimento do WordPress é um campo muito amplo para ser detalhado aqui.
O que um especialista em WordPress faz?
Um especialista em WordPress é normalmente responsável pelo desenvolvimento back-end ou front-end de sites WordPress (ou ambos). Isso geralmente inclui – mas não se limita a – criar ou adaptar temas e plug-ins do WordPress. Os desenvolvedores WordPress podem ser contratados para construir um mapa do site ou wireframes para um site em potencial, migrar um site existente para a plataforma WordPress ou redesenhá-lo para otimizar seu SEO (Search Engine Optimization) e taxa de conversão.
Possuir um site WordPress tornará o cliente dependente?
Não necessariamente. O CESADE se propõe a oferecer, como parte do trabalho de desenvolvimento, um treinamento operacional aos mantenedores do site, garantindo sua autonomia na gestão de conteúdo.