Preços são relativos. Tanto uma Ferrari quanto um Fiat 147 podem ser chamados de carros, mas não há parâmetros que permitam qualquer comparação entre eles. Uma Ferrari 488 GTB, o modelo mais simples, custa cerca de R$ 1.480.000,00; um Fiat 147 1.3 C 8v a álcool, 2 portas, com manual, bem conservado, custa algo em torno de R$ 18.000,00. Ou seja, pelo preço de uma Ferrari seria possível construir uma frota de veículos Fiat 147 com nada menos que 82 unidades. E no pensamento dos que jamais poderão possuir um carro de luxo, ambos os carros poderiam levá-los a qualquer lugar.
Isso não significa que preços altos são garantia de qualidade. Conhecemos, especialmente no Brasil, a insaciabilidade dos gananciosos, como é prática de algumas griffes famosas que elevam seus preços pelo “valor” de suas marcas. As etiquetas valem mais que seus produtos ou serviços.
No caso dos profissionais de internet não é diferente.
A unidade paulista da Associação Brasileira de Agências Digitais (ABRADI-SP), por exemplo, distribui uma publicação sugerindo os preços a serem praticados por seus associados. Na edição de 2018, o preço sugerido para construção de um site de 10 páginas, incluindo a otimização básica, chega quase a QUARENTA MIL REAIS!
Já na imagem que abre esta postagem, podemos ver que uma determinada empresa propõe o preço de apenas R$ 2.268,00 pela construção de um site supostamente com a mesma configuração.
PODEMOS, ENTÃO, FAZER UMA ANALOGIA COM O CASO DOS VEÍCULOS CITADOS NO INÍCIO DESTA PUBLICAÇÃO?
Definitivamente, não. Em primeiro lugar, valem as leis do mercado, impostas pela concorrência. Os valores sugeridos pela ABRADI-SP só caberiam num processo suspeito (em nossa opinião), com cartas marcadas e em ambiente político, onde parte dele seria revertido em propina. Entre os profissionais da área existe mais coerência, apesar das diferenças abismais de conhecimento e valor.
Existem sites que se propõem a reunir clientes em potencial e prestadores de serviços, incentivando principalmente os jovens a trabalhar em troca de baixa remuneração. Paralelamente, existem jovens que são considerados excelentes conhecedores da internet e por isso são recomendados por seus parentes para atender as empresas onde trabalham, ou as de amigos. Lamentavelmente, nesses casos não são levados em conta a vivência profissional, a experiência em ambientes reais de produção ou serviços. Por falta de conhecimento, não são levantadas e identificadas as necessidades de que os contrata, nem tampouco são considerados os devidos cuidados com a segurança ou avaliados os eventuais recursos que poderiam substituir ações humanas e, por ingenuidade, são deixados de lado. Isso é o que justifica os preços mais baixos.
Os diferenciais do CESADE
O CESADE foi criado por um profissional da área de Sistemas, Organização & Métodos com vasta vivência nos mais diversos segmentos da indústria, comércio e serviços. Sua experiência com tecnologia alcança quase meio século, sendo mais de vinte e cinco anos em internet, o que assegura uma visão macro do ambiente a ser atendido:
Comparação de preços
Em relação aos preços exibidos na imagem inicial, podemos assegurar a satisfação de nossos clientes com valores até 40% (quarenta por cento) mais baixos, excluídas as taxas de registro e renovação de domínio e hospedagem.