A maioria das pessoas que possuem um site ou blog na internet sonha em ver seu endereço entre os primeiros resultados das ferramentas de busca e alcançar um número expressivo de visitas, e quase todas acreditam que isso é feito num passe de mágica, da noite para o dia. Esta, entretanto, não é a realidade. Alcançar esses objetivos depende de uma lista de providências que, geralmente, são realizadas por um profissional. Mas, veja o que você pode fazer, ou pedir para que seja feito:
Apenas sonhar com isto não traz resultados, é preciso agir.
Conteúdo é tudo
- Escreva manchetes atraentes.
- Crie um conteúdo excelente – escolha um nome para o blog como uma fonte de artigos informativos, que pareça útil, engraçado, divertido, ou inspirador.
- Redija postagens mais longas – expanda o seu conteúdo, preencha seus posts e crie conteúdo verdadeiramente significante.
- Escreva mensagens curtas – siga o exemplo de Seth Godin com mensagens curtas, mas doces.
- Alimente o site com mais frequência – quanto mais conteúdo que você pode produzir, melhor.
- Dê ao blog ou site uma programação consistente para que seus leitores saibam quando esperar novos conteúdos.
- Faça uma lista de postagens do blog – isto provoca mais tráfego do que qualquer outro tipo de postagem.
- Escreva sobre notícias atuais e assuntos que sejam de interesse.
- Escreva sobre as tendências no Twitter.
- Pesquise fóruns do seu nicho para ver o que as pessoas estão falando e escreva artigos sobre isso.
- Pergunte aos seus leitores sobre o que eles gostariam que você escrevesse.
- Escreva sobre algo controverso para provocar um debate.
- Use técnicas de ligação como isca para promover o compartilhamento maciço.
- Explore suas análises, descubra qual é o seu conteúdo mais popular e escreva mais sobre isso.
- Entreviste pessoas influentes em seu nicho / tipo de negócio.
- Crie uma lista dos “melhores blogs” e deixe que outros blogueiros saibam que você a publicou – um pouco de bajulação pode trazer alguns benefícios.
Enriqueça o site/blog com multimídia
- Use fotos e gráficos atraente para chamar a atenção. Imagens distorcidas são evidência de amadorismo.
- Crie gráficos no Pinterest – que sejam amigáveis, com texto ou legenda de imagens para incentivar as pessoas a fixar as suas mensagens.
- Crie um infográfico interessante e compartilhe-o com todos que você puder.
- Inclua vídeos no YouTube e Vimeo e certifique-se de colocar lá um link para o seu site.
- Se seu site for sobre música, produza um podcast e distribua-o através do iTunes.
- Converta alguns dos seus conteúdos em uma apresentação e envie-a para o SlideShare.
- Promova ou participe de um webinar.
- Transcreva seus vídeos e webinars para um conteúdo extra.
Preocupe-se com o social
- Crie uma página para seu site/blog no Facebook. Use-o para se comunicar com seus leitores e publique uma notificação cada vez que você incluir um novo artigo no blog. Isso pode ser feito de forma automática.
- Twíte sobre todas as suas novas publicações.
- Publique um link para as novidades do seu site/blog em sua página do Google+.
- Use um software de programação de mídia social como recurso para publicar automaticamente nas redes sociais seus melhores momentos do dia.
- Republique nas redes sociais links para seus antigos artigos.
- Junte-se a um painel colaborativo do Pinterest e aproveite a audiência de outros blogueiros que alimentam o painel.
- Regularmente, publique no Pinterest imagens de outros sites. Quanto mais você fizer isso, mais você vai atrair a atenção dos seguidores do Pinterest. Lembre-se de dar o endereço do seu blog no seu perfil!
- Crie um blog no Tumblr e adicione conteúdo relacionado ao seu nicho, bem como republicações de seu próprio site.
- Configure uma conta no Instagram e avise seus seguidores quando você publicar um novo artigo.
- Participe de outros blogs com comentários úteis e perspicazes.
- Ligue-se generosamente a outros blogueiros.
- Compartilhe mensagens de outras pessoas no Facebook e repasse os tweets úteis aos seus leitores.
- Estenda a mão para outros blogueiros através do seu blog, por e-mail ou em mídias sociais – construa relacionamentos.
- Siga no Twitter todos os seguidores de outros blogueiros influentes em seu nicho.
- Inclua botões de compartilhamento social em todas as suas publicações.
- Troque links na barra lateral e botões com outros sites.
- Inclua citações em seu conteúdo; você pode usar o recurso Clicktotweet para incentivar o compartilhamento no Twitter.
- Encoraje a participação dos visitantes em seu blog terminando suas postagens com uma pergunta.
Link para todas as suas postagens com StumbleUpon (serviço social de bookmarks). - Adicione alguns dos usuários que o Twitter recomenda que você siga todos os dias – uma parte deles vai segui-lo de volta.
- Responda todos os comentários e e-mails – mostre aos seus leitores que você está interessado no que eles têm a dizer.
- Participe de grupos do Facebook e de comunidades a fim de compartilhar conhecimentos e ajudar a promover o conteúdo de cada um.
- Crie um perfil no LinkedIn com um link para o seu blog e contribua em grupos e discussões do seu segmento de atuação.
- Submeta seus melhores posts para Digg e Reddit *.
- Adicione seus blogs favoritos no seu blogroll.
- Peça aos seus amigos para incluir um link para seu site/blog no deles.
- Colabore com outros blogueiros para produzir e compartilhar conteúdo.
Sua participação deve ser multidirecional
- Publique como convidado em outros blogs – tente publicar pelo menos um novo artigo a cada semana.
- Inclua um link para seu site ou blog em todos os seus perfis on-line.
- Crie um blog gratuito relacionado ao seu nicho com conteúdo complementar no Blogger, LiveJournal, Typepad etc. e adicione uma referência para o seu site/blog principal.
- Convide outras pessoas para publicar em seu blog – elas enviarão tráfego daqueles que as seguem.
- Coloque seu blog no maior número de diretórios de blogs que você puder encontrar.
- Faça entrevistas para outros blogs.
- Inclua o endereço do seu site ou blog em sua assinatura de e-mail.
- Publique informações úteis em fóruns relacionados ao seu segmento e inclua o endereço do seu site/blog em sua assinatura.
- Publique artigos úteis em sites como Hubpages e Squidoo com links para seu blog *.
- Submeta artigos ao Ezine e sites similares. Se o artigo for republicado em outro blog que você vai se beneficiar de ligações extras *.
- Escreva e distribua um comunicado de imprensa com link para o seu site ou blog.
- Use uma ferramenta como o Open Site Explorer para localizar onde seus concorrentes estão atraindo mais visitantes e copie-os.*
- Adicione o seu blog no Technorati.*
Sindicalize seu blog no site da Amazon Kindle.*
Otimização
- Interligue suas publicações – link dos novos artigos nas publicações mais antigas e vice-versa.
- Use um recurso para associar conteúdo relacionado no final de sua publicação.
- Use ferramentas profissionais de pesquisa para identificar o que muitas pessoas estão procurando.
- Instale um plugin de SEO, como o All in One SEO, ou o Yoast SEO, e otimize seu site para os motores de busca.
- Use palavras-chave relevantes em seus nomes de arquivo de imagem e tags.
- Use palavras-chave no título e subtítulos de seus artigos.
- Conecte-se (ligue-se) a sites consagrados no seu nicho.
- Configure a autoria do seu blog no Google.
E-books e itens gratuitos
- Promova um sorteio ou competição no seu site/blog.
- Coloque um formulário de assinatura de newsletter em seu site e envie mensagens periódicas aos assinantes.
- Publique um e-book e ofereça-o gratuitamente no site da Amazon Kindle. Verifique para que seu endereço na web esteja nos primeiros 10% do livro para que ele apareça na amostra.*
- Escreva um e-book e ofereça uma comissão generosa para encorajar outros a distribuí-lo, publicando, também, um link para seu site.
- Ofereça um e-curso gratuito ou produto digital e incentivar seus leitores a informar as pessoas sobre isso.
Providências paralelas
- Inclua o endereço do seu site/blog em seus cartões de visita impressos e distribua-os a todos que encontrar.
- Participe de conferências e eventos – aproveite para distribuir seus cartões de visita!
- Apresente-se como orador em conferências e eventos especiais.
- Fale a seus amigos e familiares sobre seu site/blog e peça a eles para que o ajudem a divulgá-lo.
Outras sugestões
- Participe de competições no ambiente virtual – seu site/blog será promovido no site que promove a competição e nas mídias sociais de forma gratuita.
- Responda às perguntas no Yahoo! Respostas e deixe um link para seu site.
- Execute pings seus posts com uma ferramenta como Pingomatic.*
- Criar um tema WordPress e inclua um link para seu site no rodapé.
- Escolha um tema atraente para o seu blog.
- Comente sobre produtos e compartilhe seu conteúdo com as marcas fabricantes. Eles podem ligar para o seu site a partir de suas contas de mídia social.
- Peça a um blogueiro experiente para ser seu mentor e comece com ele um estudo de caso sobre como melhorar o seu blog.
- Envie fotografias gratuitas para sites locais de fotografia, como o Flickr, e peça um link de crédito de volta para o seu site.
- Inclua no site/blog um link para o seu feed RSS.
- Inclua links para ler o seu blog via Bloglovin *
- Saliente links para seus melhores e mais populares artigos na sua barra lateral.
- Volte a ler suas postagens antigas e edite-as para atualizá-las e melhorá-las de vez em quando.
- Otimize seu site para visualização em dispositivos móveis (layout responsivo).
- Inclua diferentes maneiras de acessar seu conteúdo, como por categoria e data.
- Inclua uma ferramenta de busca em seu blog.
- Crie um aplicativo para iPhone ou Android.
- Seja útil e agradável – ser simpático ajuda a resolver os problemas das pessoas e elas agradecerão enviando tráfego para seu site/blog sem qualquer outro incentivo.
Uma vez que você assuma seu site ou blog e cuide dele da maneira como ele deve ser cuidado, a audiência que você deseja ter acabará acontecendo. Não adianta esperar milagres dos outros, é preciso realizá-los. E para alcançá-los é preciso ter um pouco de paciência…